Ironman Triathlon

quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Treinamento de base para triathletas e como definir seu objetivo para próxima temporada


O nosso tão esperado período de férias acabou, e fizemos a nossa recuperação e manutenção da condição física do atleta. Agora esta na hora de pensar em fazer a base do atleta, ou seja, preparar nosso corpo para aguentar o estresse físico e mental para a nossa próxima temporada, redefinir nossos objetivos e programar nosso treinamento.

Mas qual a importância da base para o atleta?

A base é muito importante, pois é o período que preparamos nosso corpo para aguentar o estresse físico e mental para a próxima temporada. Assim desenvolvendo nossa base aeróbica e provocando adaptações fisiológicas importantes como o aumento da musculatura cardíaca, redução da frequência cardíaca basal e frequência cardíaca durante o esforço, e aumento de capilares muscular e consequentemente economia de energia durante o esforço.

Como fazer uma base correta?

As cargas e volumes de treinamento tem que aumentar gradativamente, e os treinos de natação, ciclismo e corrida serão feitos sempre com intensidades moderadas e não abusar de treinamento de intensidades fortes, pois o principal objetivo é preparar nosso corpo para a próxima temporada e não detonar nosso corpo de uma só vez.
Neste período é importante realizar um trabalho muscular e de força para preparação e prevenção contra sobrecargas e futuras lesões. Esse trabalho muscular e de força pode ser feito com a musculação, exercícios pliométricos ou até trabalhar força na corrida acrescentando subida nos treinos como sobrecarga (subida é a musculação do corredor), ou para o ciclismo trabalho com pouco RPM (75 a 80) e carga mais elevada ou seja, marchas mais pesadas e acrescentar subidas também para trabalhar força.
Não se esqueça de alongar ao final para relaxar sua musculatura, pois o trabalho de força gera muita tensão muscular.

Como definir nossa metas?

Organize com o treinador suas metas, pois o treinador tem que ser a primeira pessoa a saber, assim ele já pode organizar sua periodização personalizada e a longo prazo.
Defina metas que realmente podem ser finalizadas com segurança, não vamos escolher metas e objetivos malucos ex: você faz triathlon há dois meses e já quer ir para o ironman.
Escolha provas em datas que realmente você não tem compromisso de trabalho e familiar neste dia, senão todo treinamento e tempo investido para treinar será jogado fora. A competição alvo escolhida, tem que ser aquela que você sabe que vai ter tempo para treinar para ela e conseguir conciliar com trabalho e família.
Quem quer ser ironman não pode ter preguiça de acordar cedo, e querer voltar cedo para casa, esquece pois o treino demora muito mesmo!!!
Ou seja para finalizar, não escolha competições como metas em que você não consiga cumprir e conciliar com sua rotina diária, pois irá sofrer no final e ficará frustrado por não conseguir concluir.

OBRIGADO A TODOS!

BONS TREINOS E BONS TRIATLHONS!

Prof. Alex Busnello – ALEX BUSNELLO ASSESSORIA ESPORTIVA
SCORP-CLUBE PAINEIRAS DO MORUMBY
CREF- 024447 – G/SP

E mail - busnelloalex@gmail.com
Site - www.alexbusnello.com.br
Blog - profalexbusnelloassessoriaesportiva.blogspot.com

Tel - (11) 8381 9830
Tel - (11) 3564 7997

Nenhum comentário:

Postar um comentário