Ironman Triathlon

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Equipamentos para Triathlon

Para quem quer começar a fazer triathlon existente a dúvida de quais equipamentos e acessórios precisa ter e a ansiedade de ficar o mais rápido parecido com os triatletas profissionais.
Quando assistimos uma prova de triathlon vemos atletas com diversos equipamentos e acessórios como, capacete aero, bikes time trial ou TT, macaquinho entre outros.
Abaixo vou elencar quais equipamentos são essênciais para que o iniciante tenha uma noção de quais são os equipamentos necessários para treino e para as provas de triathlon.

Natação:

Óculos de natação.
A última coisa que você quer é no meio da natação que entre água ou que a lente fique embaçada, ao contrário da piscina que qualquer problema é só colocar o pé no chão ou procurar uma borda, na natação em águas abertas, mar ou lago, você não tem como resolver os problemas do seu óculos. Compre um óculos que seja confortável mas ao mesmo tempo tenha um bom campo de visão. A melhor maneira de escolher um óculos é no momento da compra experimente e faça pressão contra o olho, se ele vedar sozinho sem a necessidade de colocar o elástico por trás da cabeça, o óculos ficará bom em você se não procure outro modelo. Algumas pessoas tem a sombrancelha baixa e não tem como vedar, ai precisa comprar ou óculos maiores ou menores.

Anti-embaçante (Anti-Fog)
Apesar do alto preço do anti-embaçante é um excelente investimento, siga corretamente o modo de usar, use antes das provas em piscinas e evite o contato com os ólhos.

Touca de Natação
A touca de natação normalmente é fornecida nas provas com número do atleta e o uso é obrigatório.

Roupa de Borracha.

A roupa de borracha não é obrigatória e em algumas provas como Long Distance de Pirassununga é proibida. Porém a roupa da uma grande ajuda na flutuabilidade, existem as roupas sem manga e as roupas de manga comprida. As de manga comprida são melhores para épocas mais frias e as de manga curta para águas mais quentes. Existem as de manga comprida com 1,5mm que é a espessura do tecido que esquentam menos do que as de 3mm. Experimente antes de comprar e teste na piscina bastante antes de fazer uma prova com a roupa. Um ítem muito útil é o silicone para roupa de borracha. Não coloque silicone na roupa inteira, somente nas bordas, pode estragar a roupa. Peça para a loja cortar parte dos tornozelos da roupa para facilitar na hora de tirar a roupa na transição. Na loja da Claumar em São Paulo eles fazem todo o trabalho nas roupas, fica a dica.

Protetores auriculares.
Muitos atletas gostam de usar o protetor auricular para proteger os ouvidos da água, porém o seu uso não é recomendado pela. A pressão interna do corpo muda durate a natação quando colocamos a cabeça debaixo d´agua. A pressão dentro dos ouvidos fica diferente da externa e existirá uma pressão dentro do ouvido que pode danificar os timpanos. Algumas pessoas não conseguem nadar sem os protetores, eu quando fiz meus cursos de mergulho aprendi e questionei bastante sobre o uso de protetores, não uso, mas faça alguns testes antes. Mergulhe se não sentir nada use, qualquer problema procure um médico.


Ciclismo:

Bicicleta.
Para o ciclismo existem diversas opções de bicicletas, para quem estiver começando e ja tiver uma montam bike e quiser começar a se desenvolver e realmente gostar do esporte vale o investimento de uma bicicleta para ciclismo de estrada.
As bicicletas de ciclismo de estrada se dividem em duas categorias Speed Road ou TT (Time Trial, Contra Relógio).


As bicicletas Speed tem a geometria muito diferente das Time Trial, são bicicletas para pedalar em pelotão e em subidas. São bicicletas mais estáveis do que as bicicletas TT. O guidão é diferente, tento a pegada da Speed mais estável do que o guidão aero da TT. Para iniciantes no ciclismo é uma boa opção por ser mais segura. E também são mais baratas do que as TT.








As bicicletas Time Trial, ou TT, são bicicletas mais aerodinâmicas e mais rápidas do que as bicicletas Speed, na maioria das provas de Triathlon o vácuo no ciclismo não é permitido o que torna a aerodinâmica da bicicleta e a posição aerodinâmica que você fica na bicicleta muito útil. São bicicletas menos estáveis, para quem pedala com TT precisa tomar mais cuidado com buracos, tartarugas, lombadas entre outros obstáculos. As bicicletas TT também precisam de muita atenção quando você for pedalar em grupo, evite pedalar em pelotão com bicicletas TT.


Uma alternativa para quem esta começando ou não quer gastar muito com uma bike TT é colocar clip na bike speed. O Clip deixa você em uma posição mais aerodinâmica, e ainda pode ser retirada quando você for fazer alguma prova de ciclismo. Use um clip de alumínio em vez de um clip de carbono, o clip de alumínio costuma ser menos escorregadio do que o de carbono.

Bermuda de Ciclismo:
A bermuda para treino de ciclismo será diferente da bermuda para o dia da prova. Use bermudas de ciclismo que sejam bem confortáveis e que tenha um enchimento muito bom nos meios da perna. A bermuda para o dia da prova deverá ser uma bermuda que possa ser molhada, uma vez que você nadará com a roupa.

Sapatilha:
Sim, você usará uma sapatilha. A sapatilha no ciclismo servirá para que você consiga produzir uma pedalada eficiente e redonda, ou seja, nós aprendemos a pedalar somente empurrando o pedal, agora você aprenderá a empurrar e puxar a pedalada, fazer um pedal mais eficiente. A sapatilha será encaixada no pedal. A sapatilha deve ser usada somente quando você se sentir confiante no pedal, alguns acidentes bobos podem ser causados porque sapatilha fica presa ao pedal. Se você esta iniciando no pedal não recomendo o uso de "firma pé". O Firma pé é pior do que a sapatilha para tirar rapidamente do pedal. Use um pedal comum.

Óculos:
Você acha muito chique usar óculos em esporte? Pois no ciclismo é tão importante quanto o capacete. Ja tive diversos objetos arremessados nos meus óculos, desde pedrinhas que foram arremessadas pela bike da frente quanto por insetos que bateram no óculos. Escolha um óculos que tenha boa ventilação. O óculos embassa fácilmente.

Capacete:
Usar capacete deveria ser obrigatório não só nas provas, mas no dia a dia do ciclista. Eu não era a favor do uso do capacete até o dia que eu vi a foto ao lado relacinando nossa frágil cabeça com um ovo em uma campanha de NY para usar o capacete. Tanto eu quanto meus amigos ja tivemos a vida salva pelo capacete. Eu e o Junior ja fomos arremessados na Marginal Tietê e estamos aqui graças ao capacete. Use
O capacete se divide em duas categorias o capacete normal e o aero.
O capacete aero faz grande diferença se você esta em uma bike TT e se você não se meche muito conseguindo ficar sempre olhando para a frente. Se você for igual a mim que fica olhando para os lados, levanta, alonga meche com os amigos, esqueça use um capacete normal.
O capacete tem diversos tamanhos e não adiantar usar capacete largo, tem que estar bem preso.

Corrida:

Tênis:

Confortável e novo, ao contrário do que todo mundo acha, aquele tênis velho e confortável não é o melhor. A maioria dos tênis tem uma kilometragem limite de 300km á 400km. Nunca use um tênis novo em dias de prova use antes nos treinos para você se adaptar.

Meia: Até distâncias de meio Ironman que seria 21km de corrida eu não uso meias, mas eu testo isso nos treinos antes. Eu ja tive bolha em treino de 21km de corrida sem meia com tênis ja usado. O mesmo tênis depois não deu qualquer problema. Porque não usar meia? A transição fica mais rápida. Alguns amigos meus usam meia sempre.

Esta na moda usar as meias de compressão. As meias de compressão foram desenvolvidas apartir de meias médias para problemas de circulação no sangue, então elas realmente funcionam. Eu não uso sempre, mas é uma questão pessoal.

Bermuda ou shorts? Você não trocará de bermuda na transição por isso a bermuda de triathlon é feita para as três modalidades.

Camiseta:

Você pode optar por usar uma camisa de triathlon desde a natação até a corrida. Eu uso uma da bike para a corrida, coloco a camiseta seca no T1 (transição da natação para a corrida). Porém da um pouco de trabalho para colocar. Você pode também optar por colocar uma camiseta nova no T2 (transição da bike para a corrida), mas vale lembrar que demanda tempo e perder tempo é tudo o que não queremos em uma prova. Use uma camiseta de triathlon que de para nadar, pedalar e correr é mais prático.

Boné:
O boné será útil em algumas ocasiões. Quanto tiver muito sol além de protegido do Sol, você poderá usálo como porta gelo. Pegue gelo pos postos de hidratação e coloque na cabeça. Ajudará a liviar um pouco o calor. Em dias de chuva ajudará para que a chuva não caia no rosto. Nos dias de frio manterão sua cabeça aquecida e protegida contra o vento.

Protetor solar:

Obrigatório em todos os climas, no Sol para bloquear os ráios UV e no frio para que a pele não queime e ajuda um pouco na sensação térmica.

Bom pessoal, acho que o básico é isso.

Se eu esqueci alguma coisa posto depois, peço aos colegas mais experiêntes que deixe seus comentários com mais dicas de equipamentos.

Bons treinos a todos.
Vida longa e próspera.

21 comentários:

  1. Gostei muito desse blog e dessas dicas!
    Quero começar a praticar triathlon mas tenho trocentas milhões de dúvidas, principalmente quanto ao que vestir.. não quer ficar gastando grana agora no começo.. primeiro tenho que ver se vou curtir e tudo mais..depois ir investindo nos equipamentos.. esse seu posto me esclareceu muitas coisas!
    Valeu!!

    ResponderExcluir
  2. Ola Bielz, seja bem vindo ao esporte.
    Se tiver alguma dúvida pergunte para nós.
    Abraço

    ResponderExcluir
  3. Olá Paulo,

    atualmente estou morendo em Munich na Alemanha e pretendo iniciar de vez o esporte quando retornar ao Brasil dentro de 1 mes. Existe algum equipamento que vc sabe que é muito mais em conta comprar aqui na Europa do que no Brasil?

    Obrigado desde já, o blog está sendo fundamental nesse inicio! Parabens!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Caio, infelizmente fiquei um pouco afastado do Blog, na Europa tudo é caro, o ideal seria comprar tudo nos EUA.
      Abraço.

      Excluir
  4. gostaria de saber se tem algum grupo que eu possa acompanhar sou iniciante se alguem puder me dar uma força

    ResponderExcluir
  5. obrigado mano. ja havia perguntado a mts atletas do k poderia precisar mas nc tinha ficado tao esclarecido. boas provas para voces e um abraço daqui de portugal. comecei este ano mas ainda falta alguma experiencia. ;-)

    ResponderExcluir
  6. QUERIA MAIS DETALHES SOBRE A BERMUDA PRA TRIATHLON.
    ELA TEM GEL ENTRE AS PERNAS COMO NO CICLISMO?
    SAO DE QUAL MATERIAL?
    TENHO MEDO DE GASTAR COM UMA BERMUDA QUE É ANUNCIADA COMO DE TRIATHLON MAS NA VERDADE NAO TEM AS ESPECIFICAÇOES NECESSARIAS.
    PODE DAR DICAS DE MARCA/MODELO?

    OBRIGADO
    EDUARDO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Eduardo.
      A bermuda que usamos em treino de triathlon é a mesma do ciclismo porque você precisa de mais conforto e proteção. Eu particularmente gosto das bermudas que tem uma borrachinha no fim da perna do lado de dentro que segura a bermuda para não escorregar enquanto você pedala.
      No dia da prova você vai precisar de uma bermuda realmente de triatlhon. Eu uso a da Flets, mas existem várias. A diferença da bermuda de ciclismo e a da prova de triathlon são basicamente duas: 1 - O gel é menor e menos confortável do que a do ciclismo. 2 - A capacidade da bermuda secar mais rápida que a de triathlon tem que ser mais rápida, lembrando que você nadará com essa bermuda. Outra coisa que eu gosto na bermuda de triathlon é o bolso para colocar Gel nas laterais. Ajuda bastante na hora da corrida.
      Quanto a marca e modelos , existem diversas no mercado, o correto é você ir até a uma loja e experimentar. Não deixe qualquer desconforto na bermuda. Lembre que parado o desconforto é um, na atividade ele potencializa.

      Obrigado por participar do Blog.

      Vida Longa e Próspera

      Excluir
  7. Paulo, primeiro quero para enizar pelo material. Foi muito util para mim e acredito que para muito outros aspirantes a esta modalidade tao desafiadora.
    A minha duvida tambem eh quanto a bermuda.
    Voce disse que usa a bermuda normal de bike para o treino diario. Isso inclui o de natacao? Vc nada com a bermuda de bike?
    A bermuda para a competicao tem q ser de borracha?
    Abracos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Uassi!
      Primeiro, muito obrigado por participar do Blog, é com as perguntas que podemos enriquecer nosso conteúdo.
      Para a natação em piscina eu acabo usando a sunga normal mesmo, você pode usar uma bermuda de natação que não tem as espumas no meio da perna, fica bem confortável.
      O que é legal você fazer, é entrar de vez em quando com a roupa de borracha na piscina para entender como seu corpo funciona dentro dela. É meio vergonhoso, mas ja temos que pagar o mico tendo duas cores quando esta muito sol, fica sempre a marca da camiseta e da bermuda.
      Sucesso nas provas. Abraço

      Excluir
  8. Moro em São Paulo ( zona Sul), hoje treino corrida apenas e gostaria de começar no triathlon, mas não tenho dinheiro para investir em uma academia, e muito menos em um professor particular, o que eu posso fazer?

    Abs, Luciana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Luciana!

      O Conselho número um seria realmente procurar uma equipe de Triathlon que você tivesse um acompanhamento. Como você não tem como investir em uma academia, você primeiro pode procurar os clubes da prefeitura que tenham aula de natação ou Sesc. Quanto a planilha de corrida e bike, você pode procurar em alguns sites. Eu em breve farei uma planilha de iniciantes e posso te enviar. Entre em contato comigo por e-mail: ippalhares@me.com.
      Parabéns pela iniciativa de iniciar no esporte, é um esporte muito bonito.

      Excluir
  9. Fala Paulo. Estou começando pegar mais pesado no triathlon e venho de corridas de longa distância. Estou com dificuldade no capacete aero. Comprei um da Bell modelo Metheor II, mas ficou cortando minha orelha e me deu uma dor de cabeça animal. Minha bike é TT e eu treino muito sozinho. Minha intenção é fazer o Iron e como a bike já é aero eu acho que o capacete aero é fundamental. Tenho um normal para treino, mas ele faz barulho na estrada e eu percebi com apenas um treino usando capacete aero, mesmo desconfortável, que ele faz diferença mesmo. Então estou decidido, mas quero comprar nos USA. Tem uma marca que você indique? Estou pensando no Giro ou Specialized, mas gostaria de colocar a viseira pois creio que usar o óculos vai pressionar a haste do óculos na tempora e isso gerará desconforto também... Tem alguma dica a este respeito? Grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Fernando!
      Obrigado por participar do blog, muito boa a sua pergunta.
      Existem opiniões muito divergentes em relação ao capacete aero.
      Eu acho que conforto vem em primeiro lugar. O Lance no início da vida dele de Tour de France, tentou usar um guidão mais fechado porque era mais aero do que o aberto, mas ele ficava pouco confortável voltou para a posição inicial. O Capacete aero só vai fazer diferença (teste de laboratório) se você pedalar em uma média acima dos 36km/hora e se você não ficar movimentando a cabeça para baixo. Eu nunca usei porque sempre pedalo com a cabeça para baixo e minha média é menor. Existem ciclistas de ponta que usam capacetes normais, não se prenda ao capacete, se você quiser melhorar a performance invista em uma roda Zipp, mas mesmo assim ainda é para velocidades superiores a 32km/hora de média. Se ficou ainda alguma dúvida por favor pergunte. Sucesso e um forte abraço!

      Excluir
  10. Olá Paulo,
    Estou iniciando meu treino para meu primeiro triatlhon e estou com a seguinte dúvida: Comprei um TriSuit e gostaria de saber se posso utilizar ele desde a natação em uma prova sem a roupa de borracha. Pensei em fazer as três modalidades sem trocar de roupa para ganhar tempo e também para juntar um pouco mais até conseguir comprar o WetSuit.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Alves, muito obrigado por contribuir para o blog.
      A resposta é simples, DEVE! Quanto mais rápido você for na transição, você não perde o ritimo da prova. O importante também é você treinar com o TriSuit assim ja acostuma com ele.
      Sucesso para você!
      Abraços.

      Excluir
  11. Olá, Paulo! Mt bom o texto.Gostaria de saber se vc conhece algum grupo de triathlon em Campinas pra me indicar. Obrigado!

    ResponderExcluir
  12. Bom dia Paulo!!!

    Estou treinando a 8 meses para o triathlon, mas os treinos de bike eu faço em bike de spinning, porque eu estava sem grana para comprar uma bike. Então eu estava treinando para o triatholon, mas fazendo provas de aquatholon (que doideira não...rsrsrsrs); por estar sem a bike.
    Agora o capital deu uma melhorada e estou vendo uma bike para comprar, mas estou com dúvida entre uma Cervélo P2C 2012 (usada) específica para triatholon ou uma kestrel Talon 105 sprint (essa tem guidão road e clip) e é uma aero road bike. Como usarei a mesma bike para treinos e provas, sendo que farei 2 provas longas apenas no ano e algumas provas short e olímpica.
    Valores da Bike:
    Cervélo P2C 2012 (usada) R$ 6000,00 e Kestrel Talon 105 sprint (nova) R$ 5250,00.
    Qual seria a melhor opção?
    Abraço

    ResponderExcluir
  13. Boa tarde Paulo,

    Estou começando agora no triathlon e gostaria de saber se vc usa meias para pedalar e para correr. Valeu!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Bernardo, obrigado por participar do Blog.
      Essa é uma escolha muito particular. Até a distância de 1/2 Ironman eu não uso meias na prova, somente nos treinos. Porém precisa ver se no seu caso não vai fazer bolhas sem a meia, depende muito da qualidade do tênis e da sapatilha. Outra sugestão é ir frequentemente a um podologo para deixar o pé em boas condições para a carga de treino que temos.
      Sucesso

      Excluir