Ironman Triathlon

domingo, 17 de janeiro de 2010

Estilo de Vida


Ola Pessoal,
Essa será a minha primeira postagem, também teremos aqui postagem do Fernando Riego, nosso amigo e que ja foi ciclista profissional, hoje também é triatleta. Junior Cortizo trabalha no ramo de turismo e também é triatleta amador assim como eu e tem o esporte como paixão.

Gostaria de falar um pouco sobre o que é ser um triatleta.


Em uma convera em 2005 com um grande amigo meu Daniel Cruz (Na foto ao lado, da esquerda para a direita, Daniel Cruz, Omar e Paulo Palhares), estavamos sentados em na cidade de Eloy no Arizona e conversando sobre pára-quedismo, e comentei que ser pára-quedismo é um estilo de vida, e desde então incorporamos o termo.

Porque um estilo de vida? Simplesmente porque viviamos o esporte a cada minuto de nossa vida, nossos amigos, nossos hábitos, conhecimento todo tempo que tinhamos dedicavamos ao esporte. Claro que não saltavamos todos os dias, mas sempre que podiamos, assistiamos videos, conversavamos e aprendiamos com o esporte.

No Triathlon, não é diferente. Precisamos pensar como um triathlon, para podermos treinar as 3 modalides, Nadar, Pedalar e Correr precisamos nos dedicar aos treinos, isso não quer dizer que você tenha que passar o seu tempo livre todo treinando, mas que você terá que além de treinar as 3 modalidades se preocupar com a musculação para evitar lesões, se você tem esposa e filhos (como eu), precisará ainda dividir bem o tempo.

Além disso vem um ítem muito importante, baladas, bar e encontros com amigos. Precisamos nos preocupar em sair inteiro desses encontros consumindo nada ou o mínimo possível de alcool. O Álcool tem um efeito que desidrata o corpo e no dia seguinte quando houver treino, a performance não será a mesma que se estivessemos inteiros. Eu mesmo de vez em quando tomo um vinho com amigos, mas me preocupo muito com a hidratação.

Horas de sono também são importantes, durma o máximo que você puder, eu gostaria de levar isso a risca, mas durmo em torno das 23:00hs e acordo as 4:00hs para treinar, isso mesmo, 4:00hs.

Eu chamei um colega meu para treinar e ele falou que poderiamos fazer 16km de corrida em 1:30h. Para mim um tempo muito bom, marcamos a corrida no sabado as 9:00hs da manha após o meu pedal. Esse meu colega correu se arrastando uns 7km em mais de 45 minutos e quebrou. Ele havia bebido na noite anterior e havia dormido mal. É o preço.

Muitas pessoas quando vem me perguntar o que tem que fazer para ser triatleta, a primeira coisa que eu digo é sobre o estilo de vida.

Precisamos aprender a viver o triathlon, ter o estilo de vida regrada, sem abusos, e com uma alimentação saudável. Você é o que você come, o que você bebe, você é o seu estilo de vida. Seja saudável, vale muito a pena.

3 comentários:

  1. PARABÉNS GALERA! VOU COBRAR PELA CONCORÊNCIA VIU!!!
    VOU COLOCAR VOCÊS PARA TREINAR PARA CARAMBA.

    DIVULGA O PROFESSOR AI FALOU.

    ABRAÇOS E VALEU PELA INICIATIVA.

    ResponderExcluir
  2. PARABÉNS JUNIOR, PALHA E FERNANDO! VOU COBRAR PELA CONCORÊNCIA.

    BELA INICIATIVA.

    ResponderExcluir
  3. Aeee pessoal... agora que não sou mais um "aspira", posso ler e acompanhar o que escrevem... e até usar nos meus treinos... "E QUE VENHA MAIS UM MONTE DE PROVAS ESSE ANO" rs...
    Abração Galera

    Armando Dipiliq

    ResponderExcluir