Ironman Triathlon

terça-feira, 20 de abril de 2010

Ironman e as dificuldades diárias do triathleta

Na minha última dica eu já havia falado sobre como escolher competições e metas aonde seria possível conciliar com a sua rotina diária, e com isso mais tarde não se deixar levar pela frustração do objetivo não cumprido.

Hoje em dia para quem frequenta o mundo do triathlon e da corrida de rua, falasse muito sobre desafios de longa distância, como o Ironman e provas de Maratona. Quase todo triathleta ou corredor de rua, tem como um sonho futuro realizar e finalizar esse tipo de desafio como Ironman ou Maratona.

E será deste assunto que vou falar hoje!

Suas dificuldades e um pouco como se preparar para esse tipo de prova, a dura e solitária rotina de treino diário para o atleta.

Ironman e seu desafio são o tipo de prova que contagia a todos nós, pelo seu glamour e o orgulho de cada atleta de falar que finalizou um Ironman. É uma honra a todos os triathletas, e com certeza quem termina essa prova merece muito mais que elogios.

Orgulho e elogios a parte, a pessoa que escolhe como meta o Ironman tem que saber que para fazer este tipo de prova tem que se ter uma ótima base de treino, experiência, saber de suas dificuldades para treinar quase todos os dias e tempo de treino muito longo para conciliar com a sua rotina de vida.

Eu sempre tento indicar o melhor caminho para quem quer fazer o Ironman. Antes de fazer esta prova, faça outras provas longas que lhe trará muita base ex: antes de uma maratona, faça varias meia maratona. Antes do Ironman faça vários, triathlons de 70,3.
Acredito que esse tipo de prova que é a metade da sua prova alvo, lhe trás muita segurança para treinar para o Iron e finalizar a prova.

Para fazer a preparação para o Iron, é obvio que utilizo muito volume nas três modalidades, pois o atleta tem que estar acostumado a ter resistência para várias horas de trabalho, que será o que vai acontecer no grande dia, 10, 11, 12 horas ou mais de prova. Por isso o atleta tem que estar acostumado a treinar por muito tempo, e coloca tempo nisso!

Também temos que enfrentar as dificuldades climáticas, treinar com chuva, vento, frio ou muito calor, vai fazer parte da rotina. Na cidade de São Paulo enfrentamos a falta de educação do nosso transito, roubo de bikes e etc.

Treinar com uma companhia é muito bom, desde que tenham o ritmo de treino bem parecido, pois senão um vai matar o outro.

Muitos atletas enfrentam o volume de treino e horas pela frente praticamente sozinho, e isso mata o nosso psicológico, tem que ser uma pessoa bem focada e concentrada para manter o treino até o final.

Com um volume de treino tão grande, treine com responsabilidade não se mate todos os dias de treino, administre melhor se ritmo, pois afinal termos alguns meses pela frente para treinar. Respeite o dia de descanso do treino, dia de off também faz parte! Precisa recuperar um pouco do seu desgaste físico e mental.

Eu falo muito sobre as dificuldades não como uma forma de desmotivar e sim para mostrar a realidade, pois hoje em dia às pessoas falam do Ironman como se fosse uma provinha qualquer, e não é. Existem muita mais coisas por trás desta prova, planejamento, físico e mental andam juntos!

Faça o seu tão sonhado Iromman, somente faça um bom planejamento com o seu técnico e com sua rotina de vida.

Distâncias: Ironman – 3.800m natação, 180km bike, 42km corrida.
Meio Ironman 70,3 – 1900m natação, 90km bike, 21km corrida.


Bom Ironman a todos!

Prof. Alex Busnello – ALEX BUSNELLO ASSESSORIA ESPORTIVA
SCORP-CLUBE PAINEIRAS DO MORUMBY
CREF- 024447 – G/SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário