Caros Amigos,
Depois de algum tempo longe do blog, vou voltar a escrever. Eu não tinha ideia da quantidade de acessos que o blog tem. Também tenho recebido e-mails de pessoas pedindo mais informações.
Vou voltar a escrever sobre um assunto que acredito seja muito importante para a longevidade de uma atividade, a necessidade de as vezes você precisar dar um passo para trás para continuar progredindo ou até mesmo continuar fazendo alguma atividade.
Nós triatletas, ciclistas, pára-quedistas muitas vezes nos achamos indestrutíveis, achamos que os limites existem somente para os outros e não para nós. Esse é um grande perigo.
Eu vi ao longo da minha vida, entusiastas parando as atividades que amavam por estafa, lesões, estresse e até mesmo acidente. Mas o que acidente tem a ver com isso? Simples, quando você não da a devida atenção ao risco você pode se acidentar. O Ciclismo no Brasil é um dos esportes que mais mata, e como eu já escrevi em posts anteriores, é impressionante a quantidade de ciclistas que deixam de tomar cuidado com a segurança. No pára-quedismo é a mesma coisa, uma falta de atenção pode matar.
Quando nós que não somos profissionais precisamos conciliar, trabalho, família, treino, trânsito entre outros, a carga fica muito maior do que só treinar. Conheço pessoas que saem para correr meia noite, algumas chegam para treinar as 4:30 da manha e treinam todos os dias. E nunca respeitamos o dia de descanso. O Dia de descanso, não é a segunda feira que você tem que acordar cedo e ir trabalhar.
O Professor Nuno Cobra diz que o dia de descanso é aquele que você senta e não faz nada, dorme bem, come bem, tem uma real etapa de descanso corporal e mental.
No livro "Run Fast From 5k to the Marathon" demonstra uma redução de ritmo de treino a cada 3 ou 4 semanas para recuperação, reduz-se o volume em até 50%,
Nosso corpo e nossa mente precisam de descanso e as vezes é necessário saber reduzir nosso ritmo, nossa velocidade para que o corpo se adapte e continue a evoluir.
Preste atenção nos seguintes sintomas:
1 - Acordar cansado,
2 - Acordar com o coração acelerado,
3 - Dores e lesões constantes,
4 - Sono durante o dia,
5 - Problemas fisiológicos novos.
Faça seu check up todo ano e procure um médio que tenha algum conhecimento de esportes.
Bons ventos, blue skies, vida longa e próspera!