Ironman Triathlon

terça-feira, 2 de julho de 2013

Como começar, dicas para quem quer inciar na atividade física

Hoje nossa postagem será sobre como iniciar na atividade, qual a melhor atividade física para começar e quais os passos para alcançar os objetivos.

Primeiro de tudo o básico, procure um cardiologista e solicite exames para você iniciar a sua atividade física. Solicite um exame chamado Ergoespirométrico, esse exame tem a função além de analisar sua capacidade física ele vai demonstrar como esta a sua capacidade aeróbica que é como o seu corpo transforma oxigênio em energia. Vá também a um ortopedista se você sente dores principalmente nos joelhos e lombares.

Segundo, parabéns pelo interesse, mesmo se você nunca fez nada na sua vida ou simplesmente esta retomando você ja esta a um passo a frente de muita gente que não se importa em fazer uma atividade para ter uma vida saudável.

Para quem esta muito acima do peso, de preferência a natação, ciclismo e caminhada, essas modalidades tem pouco ou nenhum impacto o que não prejudica o corpo com o tempo, quando estiver com um peso menor inicie na corrida. Lembre-se, não precisa gastar uma fortuna em uma bike. Uma bicicleta barata para esse início de atividade cumpre muito bem a sua finalidade. A natação apesar de não ajudar muito na perda de peso, vai ajudar a desenvolver a capacidade cárdio respiratória, o que vai ajudar muito na corrida e no ciclismo.

Faça atividades no mínimo 3x por semana, atleta de final de semana tem muitas chances de terem algum problema além do que nada adianta a atividade uma vez por semana.

Faça a atividade no horário que você se sinta mais a vontade, eu sempre treinei de manha chegando para treinar as 5:00hs da manha e na hora do almoço, a noite nunca foi meu forte, ache seu horário confortável.

Ache um amigo de treino, esse amigo fará com que você não falte nos treinos, treinar sozinho além de ser muito chato, faz com que você falte com frequência.

Lembre-se tudo tem um começo, essas atividades podem parecer muito fáceis, mas o que você esta fazendo é preparando o corpo para as atividades mais pesadas, seu corpo precisa aprender a desenvolver a atividade e você precisa reconhecer seu corpo.

Hidratação nunca é demais, beba bastante água durante o dia todo e durante a atividade sempre leve uma garrafinha com você.

O protetor solar é o melhor amigo de quem pratica atividade outdoor, tanto no verão como no inverno. No verão para proteger do SOL e no inverno para proteger de queimaduras por frio.

Use roupas leves no verão e no inverno roupas confortáveis próprias para atividade no inverno, dúvidas poste suas perguntas.

Sim, uma nutricionista é importante, procure uma nutricionista e seja sincero com ela, não adianta engana-la com informações errôneas, seja sincero para que ela consiga fazer um cardápio que você siga a risca.

Para quem é totalmente sedentário já foi liberado pelo médico passarei aqui um treino inicial para corrida.

Semana 1:
Dia 1 – Caminhada Forte de 30 minutos

Dia 2 – Caminhar 10 minutos – trotar fraco 30segundos (60% a 80% da FCMáxima) e caminhar por 2 minutos, até completar 30 minutos de atividade.

Dia 3 – Caminhar 10 minutos – trotar fraco por 1minuto (60% a 80% da FCMáxima) e caminhar por 1:30min , até completar 30 minutos de atividade.


Semana 2:
Dia 4 – Caminhada Forte de 30 minutos

Dia 5 – Caminhar 10 minutos – trotar fraco por 1minuto (60% a 80% da FCMáxima) e caminhar por 1:30min , até completar 30 minutos de atividade.

Dia 6 – Caminhar 10 minutos – trotar fraco por 1:30segundos (60% a 80% da FCMáxima) e caminhar por 1minuto, até completar 30 minutos de atividade.

Semana 3:
Dia 7 – Caminhar 10 minutos – trotar fraco por 1minuto (60% a 80% da FCMáxima) e caminhar por 1:30min , até completar 30 minutos de atividade.

Dia 8 – Caminhar 10 minutos – trotar fraco por 2 minutos (60% a 80% da FCMáxima) e caminhar por 30segundos , até completar 30 minutos de atividade.

Dia 9 – Caminhar 5 minutos – trotar fraco por 3minutos (60% a 80% da FCMáxima) e caminhar por 2minuto, até completar 30 minutos de atividade.

Semana 4:
Dia 10 – Caminhar 5 minutos – trotar fraco por 5 minutos (60% a 80% da FCMáxima) e caminhar por 1 minuto, até completar 30 minutos de atividade.

Dia 11 – Caminhar 5 minutos – trotar fraco por 7 minutos (60% a 80% da FCMáxima) e caminhar por 1 minuto , até completar 30 minutos de atividade.

Dia 12 – Caminhar 5 minutos – trotar fraco por 10 minutos (60% a 80% da FCMáxima) e caminhar por 1 minuto , até completar 30 minutos de atividade.

Semana 5:
Dia 13 – Trotar fraco por 15 minutos (60% a 80% da FCMáxima) e caminhar por 2 minuto, até completar 34 minutos de atividade.

Dia 13 – Trotar fraco por 20 minutos (60% a 80% da FCMáxima) e caminhar por 2 minuto, até completar 44 minutos de atividade.

Dia 13 – Trotar fraco por 30 minutos  (60% a 80% da FCMáxima).

Se você começar a sentir dores é normal, porque seu corpo não esta acostumado com a atividade. Se a dor passar logo em seguida ao exercício é a adaptação natural, se ela for insuportável e se continuar depois de algum tempo do fim do exercício procure um médico, eu tinha uma fratura que descobri somente um ano e meio depois por não procurar um médico.

Em breve postarei uma planilha básica para o ciclismo.

Por favor, postem seus comentários e suas dúvidas, nos ajudam a manter o blog rico.


Vida longa e próspera.

terça-feira, 19 de março de 2013

Como tirar o odor de suor das roupas.


Roupas de exercícios ao longo do tempo vão ficando com o odor característico do suor.

Já ouvi caso de pessoas que tiveram que jogar suas roupas fora por causa do odor.

Para resolver o problema do odor ruim a dica é usar para a lavagem da roupa um produto chamado Lysoform.  Se a roupa é nova e não tem odor impregnado, é só deixar 2 horas de molho e depois fazer a lavagem normal.

Se o dor estiver impregnado a muito tempo, deixem uma noite de molho no produto e no dia seguinte façam a lavagem.

No rótulo tem indicações de uso, eu uso uma tampa no balde, uso para todas as minhas roupas.

Fica a Dica,

sábado, 9 de março de 2013

Quando é necessário dar um passo para trás para poder evoluir

Caros Amigos,

Depois de algum tempo longe do blog, vou voltar a escrever. Eu não tinha ideia da quantidade de acessos que o blog tem. Também tenho recebido e-mails de pessoas pedindo mais informações.

Vou voltar a escrever sobre um assunto que acredito seja muito importante para a longevidade de uma atividade, a necessidade de as vezes você precisar dar um passo para trás para continuar progredindo ou até mesmo continuar fazendo alguma atividade.

Nós triatletas, ciclistas, pára-quedistas muitas vezes nos achamos indestrutíveis, achamos que os limites existem somente para os outros e não para nós. Esse é um grande perigo.

Eu vi ao longo da minha vida, entusiastas parando as atividades que amavam por estafa, lesões, estresse e até mesmo acidente. Mas o que acidente tem a ver com isso? Simples, quando você não da a devida atenção ao risco você pode se acidentar. O Ciclismo no Brasil é um dos esportes que mais mata, e como eu já escrevi em posts anteriores, é impressionante a quantidade de ciclistas que deixam de tomar cuidado com a segurança. No pára-quedismo é a mesma coisa, uma falta de atenção pode matar.

Quando nós que não somos profissionais precisamos conciliar, trabalho, família, treino, trânsito entre outros,  a carga fica muito maior do que só treinar. Conheço pessoas que saem para correr meia noite, algumas chegam para treinar as 4:30 da manha e treinam todos os dias. E nunca respeitamos o dia de descanso. O Dia de descanso, não é a segunda feira que você tem que acordar cedo e ir trabalhar.

O Professor Nuno Cobra diz que o dia de descanso é aquele que você senta e não faz nada, dorme bem, come bem, tem uma real etapa de descanso corporal e mental.

No livro  "Run Fast From 5k to the Marathon"  demonstra uma redução de ritmo de treino a cada 3 ou 4 semanas para recuperação, reduz-se o volume em até 50%,

Nosso corpo e nossa mente precisam de descanso e as vezes é necessário saber reduzir nosso ritmo, nossa velocidade para que o corpo se adapte e continue a evoluir.

Preste atenção nos seguintes sintomas:

1 - Acordar cansado,
2 - Acordar com o coração acelerado,
3 - Dores e lesões constantes,
4 - Sono durante o dia,
5 - Problemas fisiológicos novos.

Faça seu check up todo ano e procure um médio que tenha algum conhecimento de esportes.

Bons ventos, blue skies, vida longa e próspera!